Em algum momento da vida, eu fiquei apaixonado por não-ficções. Sempre tive certo preconceito com qualquer coisa que beirasse a autoajuda, mas, de uns anos pra cá, um livro desses me marcou aqui, outro acertou em cheio ali, teve aquele que virou tudo de cabeça pra baixo... Não consigo evitar. Agora ler não-ficção pra mim é um grande momento. Sempre é um marco na minha vida, porque eu abraço os ensinamentos com todas as minhas forças e alguma coisa muda pra melhor. Fico melhor a cada livro.



Por isso, venho aqui compartilhar AS BÍBLIAS DA MINHA VIDA, meus gurus literários, os 4 livros que indico pra todo mundo + 1 bônus no final. Quase nenhum se encaixa bem na autoajuda, alguns possuem embasamento científico, a maioria dá dicas práticas e ensina pequenos ajustes que você pode fazer pra sua vida ficar melhor em diversas áreas.

Vamos lá?



1 - A Idade Decisiva (Meg Jay)

A mensagem desse livro parece bem simples: Dos 20 aos 30 anos é a fase mais importante da sua vida, saiba aproveitá-la. Ponto. Parece meio opressor, né? Mas o que a autora explica é nessa faixa etária que seu corpo está mais disposto, saudável, apto para realizar, o que também coincide com o maior número de boas oportunidades que aparecerão na sua vida. Não precisa entrar em pânico se já passou dos 30, a vida continua e também tem coisa boa pela frente. O fato é que Meg Jay explica que a maioria das pessoas vivem essa etapa da vida totalmente alheias à importância dela e quando chegam aos 30/40 se acham estagnadas na área pessoal e profissional. Pra que isso não aconteça, o livro traz dicas práticas de como orientar sua vida, fala dos vínculos fracos, que são as pessoas que podem impulsionar sua carreira, e mostra que, se você tem desejos para o futuro, seria melhor começar a correr atrás desde já.

Gente, eu acho esse livro maravilhoso. Foi por causa dele que consegui meu atual emprego e consegui tirar do além a ideia do Saia da Rotina, que hoje conta com 2 clubes do livro e 17 clientes.




2 - O Poder do Quando (Michael Breus)

Você sabe que no nosso corpo funcionam ao mesmo tempo milhares de relógios biológicos? Tudo no nosso organismo tem um horário certo pra funcionar perfeitamente e podemos aproveitar esses horários biológicos para realizar melhor nossas tarefas diárias. Existe um melhor horário pra cada tarefa nossa e, com pequenos ajustes, podemos aproveitar melhor nossa energia, nossa atenção, nosso sono e nossa saúde.

O autor é cientista do sono e divide as pessoas em quatro grupos: Leões (acordam muito cedo, dormem cedo), Ursos (vivem no horário padrão da nossa sociedade), Lobos (acordam tarde, vivem na noite), Golfinhos (pessoas com insônia e horários malucos). De acordo com seu biotime, o livro traz cronogramas específicos e muito bem detalhados sobre qual seria o melhor horário para dormir, acordar, se exercitar, trabalhar, transar, comer e uma série de outras coisas. Fazendo as coisas na hora certa, você faz melhor. Dormindo melhor, você melhora 90% da sua vida.

Foi por causa desse livro que eu diminuí meu consumo de café, passei a jantar às 18h da tarde e ganhei pelo menos 4h extras de tempo livre por dia. Consigo aproveitar muito melhor meu tempo acordado. Nada de meter o pé na jaca no domingo e se sentir um lixo na semana seguinte.

Comprar na Amazon: em Português | em Inglês 




3 - O Poder dos Quietos (Susan Cain)

Se você é uma pessoa introvertida, saiba que esse livro é o mais importante dessa lista pra você. Se puder ler só um, leia esse. Porque, gente, QUE TRANSFORMADOR. Eu comecei pensando "Ser introvertido é uma merda" e terminei berrando "EU TENHO SUPER PODERES, COITADO DE QUEM É EXTROVERTIDO KKKKK". Susan Cain traz centenas de experimentos científicos que provam por A + B que ser introvertido tem lá suas qualidades. Na verdade, muitas qualidades. É uma benção disfarçada.

O fato é que a nossa sociedade é moldada para valorizar pessoas extrovertidas e suas características, mas a verdade é que na prática a pessoa mais falante, mais sociável, mais eloquente nem sempre tem as melhores ideias ou é a mais observadora ou a melhor amiga. Geralmente esses são os introvertidos.

Não é uma guerra também. A autora deixa claro que ambas personalidades possuem vantagens e desvantagens e que o livro existe para que os introvertidos saibam das ferramentas que possuem naturalmente. O livro traz exemplos práticos e relatos pessoais sobre gente que, abraçando sua introversão, soube explorá-la ao máximo para lidar com a vida no mundo dos extrovertidos.

EU AMO ESSE LIVRO, LEIAM PELO AMOR DE DEUS.





4 - A Arte de Pedir (Amanda Palmer)

Provavelmente o mais famosinho da lista, A Arte de Pedir também é o mais coração. Não é muito do embasamento científico, é um livro pra você sentir na alma com todo seu ser. Bem além de ajudar os leitores a terem a coragem necessária para pedir o que precisam, o livro é sobre ter coragem de ser quem você já é. É sobre vulnerabilidade, sobre aceitar riscos, sobre se abrir para as pessoas e deixar elas te conhecerem de verdade.

O livro também é uma mini-biografia da Amanda Palmer. Cantora, compositora, ex-estátua viva, empreendedora, esposa do Neil Gaiman e uma das pessoas mais interessantes que já ouvi falar. Ao longo de relatos pessoais próprios, Amanda vai nos mostrando a diferença que faz abaixar um pouco nossas barreiras e aceitar as ajudas que nos oferecem.

Aliás, se você faz arte de qualquer tipo, esse é o seu livro da lista.

Se prepare pra chorar e refletir muito sobre o modo que você tem vivido até hoje. Esse é o livro que mais comprei na vida. Dou de presente e empresto pra um monte de amigo.

Comprar na Amazon: em Português | em Inglês




BÔNUS: Alma Sobrevivente (Philip Yancey)

Bônus porque esse é um livro cristão direcionado exclusivamente para cristão e sei que a maioria das pessoas lendo aqui compartilha da mesma fé.

Alma Sobrevivente é pra quem sabe que a instituição igreja anda bem problemática e conhece de perto histórias HORRÍVEIS sobre pastores, líderes diversos e membros em geral. O que a Bíblia diz e o que a igreja faz parece meio diferente, né? Isso traz bastante desesperança.

No livro, Philip Yancey fala de cada um dos seus mentores espirituais, alguns deles nem cristãos são, mas são pessoas que ele enxerga como bons exemplos de que o mundo e a religião ainda tem salvação. É pra dar up na fé, sabe? Principalmente pra você que quer continuar conhecendo mais de Jesus, mas não sabe como já que as igrejas, ao seu ver, parecem completamente doidas.

Comprar na Amazon: em Português | em Inglês | Leitura gratuita por 30 dias


***

É isto! Espero que eles façam tanta diferença na vida de vocês quanto fizeram na minha. Me contem quando estiverem lendo!

Além disso, comprando pelos links aqui do blog,  vocês fazem um blogueiro feliz (dinheiro) e, assinando o Kindle Unlimited (Mais de 8 mil ebooks pra você ler no seu Kindle/celular) gratuitamente por 30 dias, me fazem mais feliz ainda. Façam o teste gratuito do Unlimited, gente! Eu imploro. É gratuito mesmo, 0 pegadinhas.

Boa leitura!




OUTROS TEXTOS