É meio desconfortável dizer isso em voz alta, embora não seja nenhum grande segredo: Evangélicos acham que TODAS as outras religiões são adoração à demônios. Não tipo satanistas, mas demônios que se fingem de divindades para enganar trouxas. É muito difícil arrancar essa confissão de um cristão que gosta de dizer que respeita todas as religiões. Até respeita, né, não vai falar horrores na sua cara, mas o pensamento por trás é esse do Satanás mesmo. Por isso que é comum um evangélico chamar pessoas para ir ao culto de domingo, mas vai lá ver se ele pisa num terreiro, numa visita descompromissada? Não pisa.

Eu super pensava isso dos demônios até pouco tempo atrás, mesmo tendo amigos espíritas, do candomblé... Dentro da mitologia cristã, onde só existe Deus e o Diabo, essa narrativa faz muito sentido. Se aquele poder sobrenatural que está agindo na galera da umbanda não é Deus, quem sobra? Era muito fácil pra mim de acreditar.

Agora, já alguns anos longe da igreja e do meu círculo social que era basicamente de crentes, estou com a pulguinha na orelha que não é possível que seja assim, gente. É tão fácil demonizar as outras religiões! Quanto mais eu conheço gente de outras crenças e vejo de perto como essas pessoas agem no dia a dia, o jeito que falam, o que acreditam e o que vivem, eu tendo cada vez menos pra essa história dos capirotos. Ao mesmo tempo, não é como se eu tivesse passado por uma detox 100% da igreja, no fundo da minha consciência eu ainda penso SERÁ QUE É UM DEMÔNIO SEDUZINDO MINHA MENTE TAMBÉM?

Tirando as seitas doidas, as demais religiões tem histórias TÃO LINDAS e ensinamentos tão positivos! O que difere mesmo são as divindades e as histórias delas, mas no geral é sempre aquela coisa de fazer o bem, ser uma pessoa melhor, ter fé e tal.

Ainda bem que tenho um blog pra desabafar essas coisas, pois simplesmente não consigo conversar com meus amigos crentes sobre isso. O que eles mais me dizem é "Mas na Bíblia diz que...", "Não, porque na Bíblia pipipi popopó", "Felipe, é só você ver que na Bíblia blábláblá". QUE INFERNO (com todo respeito). Eu já não sei mais se as pessoas acreditam em Deus por causa da Bíblia ou se acreditam na Bíblia por causa de Deus. Uma das coisas que andam tirando meu sono é pensar que, bom, e se a Bíblia for uma mentira? Ok, uma pergunta nada original e qualquer amigo crente meu responderia "Felipe, a Bíblia é a palavra de Deus". Mas e se - ATENÇÃO - ela for mesmo a palavra de Deus e AINDA ASSIM não ser verdadeira? E se "Deus" for um ser sobrenatural qualquer que inventou essa história toda sobre si mesmo, escreveu tudo num livro, fez a galera acreditar e no fim das contas não for nada disso? Seria um plot twist bem doido, mas também nada impede. Me internem.

Impressionante que a gente precisa ter fé pra ter fé. Acho que toda religião a pessoa só acredita porque quer acreditar. Em algum momento a gente fala OK, VOU CONFIAR, e aí, depois que você confia, as coisas fluem. Tem que dar um salto de fé pra crer na Bíblia e comprar a história do deus bondoso e compassivo. Eu particularmente AMO essa história e sou muito Team Deus, mas temos que ser sinceros, né, essas coisa de religião são bem doidas.

Ficarei putíssimo se "Deus" me passar a perna no final.




OUTROS TEXTOS