Tava rolando minha timeline do Facebook dia desses, e vi uma dessas imagens genéricas com a frase "Gentileza gera Gentileza". Até curti, mas aí vi que a pessoa que tinha postado estava fazendo uma crítica. "É desumano vc querer que vítimas de estupro sejam gentis com seus estupradores". No Twitter, acontece muito que qualquer frase motivacional do tipo "Corra atrás dos seus sonhos!" recebe respostas como "E morra de fome porque você tem 3 filhos pra cuidar, o tiro tá comendo na favela, você trabalha em dois empregos de merda. Gente branca é muito sem noção". Estava até em alta aconselhar as pessoas a se afastarem das pessoas tóxicas, o que eu acho muito válido, mas a onda morreu quando começaram a rebater com "As pessoas com depressão e vocês chamando de tóxicas, que gente lixo, depressão é doença".

Tipo... Gente???

Estariam as minhas amadas cafonices do bem sendo atacadas?

É como se as pessoas agora fizessem um esforço real pra invalidar qualquer faísca de positividade que surja na internet, tirando da caçamba de lixo o pior contexto possível onde claramente aquela frase inocente e bobinha não se aplica. Vocês já repararam? E esses são apenas alguns exemplos, eu poderia citar outros cem. Um a de luz que você posta, já surge alguém de um bueiro pra lacrar em cima e invalidar tudo.


Não é mesmo difícil derrubar uma cafonice do bem, porque cafonice não tem contexto. Geralmente, é só uma mensagem avulsa que a gente vê. O contexto até existiu na cabeça da pessoa que postou, mas ele se perde assim que a cafonice é postada. Se você parar pra pensar, toda cafonice faz sentido em algum cenário, mas não faz em milhões de outros. Às vezes gentileza gera gentileza, sim, e provavelmente gerou pra essa pessoa que postou, mas é óbvio que nem sempre. Às vezes você tem que ser firme e até rude pra resolver as coisas. Às vezes ser gentil só vai fazer que pessoas folgadas montem em você. Mesmo assim a cafonice ainda faz sentido pra alguém. É justo que sejam combatidas caso estejam sendo forçadas sobre todo mundo, mas é aquela coisa: Pega o que te serve, ignora o resto.

É diferente se alguém virar pra mãe solteira com 3 filhos e desempregada e falar "Corra atrás dos sonhos! Faça o que ama! Apenas seja feliz!", aí até eu vou lá xingar também, mas, fora isso, catar um contexto cagado só pra dizer que a mensagem é mentira é o cúmulo da negatividade. Cafonices são como conto de fadas, não são a realidade, todo mundo sabe, mas nem por isso deixam de entreter e fazer a gente sonhar.

Eu entendo que existem privilégios, que a vida adulta é puxada e que muita gente se esforça e não consegue, mas, pra alguns, é importante acreditar. Ou nem tanto, são só frases na internet pra galera curtir e compartilhar, pelo amor de Deus.

***

Eu gosto de viver num mundo em que as cafonices existem. Porque, ai, gente, tão bom de vez em quando ler uma frase com menos de dez palavras que de repente faz todo sentido e joga uma luz nas suas angústias! Ou ler uma tirinha cafonérrima, mas que te deixa bestinha. Aquele poeminha brega da Rupi Kaur, aquela frase na camiseta (STAY COOL) na C&A, aquele post no blog Não Sei Lidar que você fica NOSSA, o conselho certeiro que um filme da Disney te deu... A vida real da maioria das pessoas é mais pesada do que isso, mas acho que esse é bem o motivo que faz um pouco de leveza ser bem-vindo.



OUTROS TEXTOS