É uma verdade universalmente conhecida que eu não sei ficar inerte. Quer dizer, depende. Sou muito bom em ficar imóvel, refletindo, lendo um livro, à toa em casa, mas ficar sem nenhuma expectativa na vida, sem nenhum plano, só deixando a vida me levar, é algo que eu não sei fazer. Eu sempre tenho coisas rolando nos bastidores. Algumas grandes, algumas pequenas, outras muito ridículas e umas que dão realmente certo às vezes. Eu nunca sei antes de tentar.

Ficar sem emprego é uma morte horrível, ainda mais quando não foi ideia nossa, mas, dessa vez, eu fiz TANTOS planos que praticamente nem senti o ócio. Eu acho que até TRABALHEI MAIS. Ganhei dinheiro? Não ganhei. Mas é justamente essa parte que estou aqui contando com vocês.


Eu sempre quis participar de um clube do livro. Sei lá, acho que é o sonho de 76% dos leitores assíduos. A gente já fica todo feliz quando conhece alguém que também tem o hábito da leitura, imagina participar de um grupo de amigos que se reúne pra conversar sobre livros? Melhor ainda, que está ali para comentar o mesmo livro que você? É o nirvana literário.

Mas você já tentou montar um clube do livro? Seus amigos não curtem tanto ler assim, é difícil marcar com todo mundo, galera esquece de ler o livro, tem gente que some no meio do processo, 1 mês depois ninguém lembra mais que tinha topado participar do clube. Eu conheço 0 pessoas que já participaram de um clube do livro. Todo mundo quer, mas ninguém faz. É um mistério.

Contudo, sou teimoso.

E é por isso que hoje trago à existência O MAGNÍFICO CLUBE DO LIVRO DE FELIPE FAGUNDES NO RIO DE JANEIRO. Brincadeira, o nome não é esse, mas a ideia é tão legal quanto.


Gente, tô aqui unindo o útil ao agradável. Gosto muito de ler, quero conversar sobre livros, sou bom em bater papo, excelente em organizar coisas, quero ter uma renda extra e conhecer novas pessoas. Então, CLUBE DO LIVRO!

É um negócio mesmo: Você que mora no RJ entra com 10 reais e informa em quais leituras você tem interesse. Eu corro atrás de gente com os mesmos interesses, tento montar um grupo de 5 a 10 pessoas, posso emprestar livros e sugerir meios de consegui-los, organizo tudo, marco um dia, faço o dever de casa pra ser um bom mediador e, de 30 a 45 dias depois, a gente se encontra onde for legal pra todo mundo para comentar, debater, rir e se divertir com uma conversa sobre o livro escolhido e histórias em geral. É algo bem com a minha cara de conhecer novas pessoas e quem sabe fazer novas amizades. Você só precisa ler o livro e comparecer. O resto do trabalho é todo meu.

A minha função exatamente é fundar os clubes, organizar a primeira reunião e garantir que a galera consiga seguir em frente sem depender de mim.

Quem me acompanha mais de perto, mas beeeem de perto mesmo, sabe que já estou com esse projeto em andamento há algum tempinho, então já tenho algumas pessoas interessadas e prontas pra me apoiar nisso. Eu juro que não é cilada! Nem tô planejando sumir com seu dinheiro.

***

Separei essas sugestões de livros que estão na imagem só como ponto de partida e sugestão mesmo. Assim que eu conseguir encontrar um grupo legal, seja lá de qual livro for, fecho o clube e começo os trabalhos. Você pode saber mais dos livros sugeridos clicando no link para a página deles no Skoob. São todos livros curtos, leves e divertidos.

1) Nimona (Noelle Stevenson)
2) O ano em que disse sim (Shonda Rhimes)
3) Simon vs A Agenda Homo Sapiens (Becky Albertalli)
4) Tá todo mundo mal (Jout Jout)
6) Quinze Dias (Vitor Martins)


***

Infelizmente, é só pra quem é do Rio de Janeiro mesmo (cidade e arredores), não rola não ser presencial. Então, se você mora em outro estado, mas conhece alguém aqui no RJ que ia adorar participar, pode recomendar!

Se você é curioso e/ou precisa sentir que a coisa é séria mesmo, esse clube do livro faz parte de uma iniciativa maior, um projetão que tomou conta da minha vida no último mês e já está em andamento. Tem site e tudo (www.saiadarotinarj.com.br), fique de olho na página do Facebook também! Pra quem é leitor desse blog, juro que em breve explico tudo com mais detalhes. É muita novidade!

***

Bom, é isso.

Interessados, só me procurar em qualquer lugar. Aí nos comentários do blog, pode usar o formulário de contato, pode me chamar no Twitter, na minha página no Facebook ou pelos contatos oficiais do Saia da Rotina.

(Toda minha gratidão pra quem compartilhar esse post nas redes sociais e a imagem com os amigos no whatsapp)