Acredito que a maioria saiba, mas, para quem chegou agora, antes do Não Sei Lidar existir, eu mantive um outro blog por bons 4 anos. Acabei encerrando de vez o antigo blog alguns meses atrás, não fazia mais sentido ficar mantendo aquele fantasma, mas uma coisa eu não previ: Tinha tanta história boa por lá! E vira e mexe eu quero citar um causo que contei no blog antigo e fico frustrado porque não há mais links. Daí que resolvi ressuscitar e repostar aqui os textos mais necessários. Esse é o primeiro. Vou dar uma revisada e uma atualizada. Quem não leu antes, divirta-se. Quem já leu láaaa em 2012, recordar é viver também :)

*** 

Gente, segue abaixo uma história que eu PRECISO deixar registrada, porque senão até eu vou achar que sonhei daqui a alguns anos. Avaliem.

Foi em 2012 que a editora Novo Conceito anunciou um concurso de poesias que valia nada mais nada menos do que um box COMPLETO da séries de livros "Beijada por um anjo". Se em 2017 você não faz ideia do que se trata, naquele ano as pessoas sabiam. Uma série adolescente cafoninha querendo seguir na aba de Crepúsculo, mas com anjos no lugar de vampiros. Eu zoava sempre que podia porque eu acho que eu era meio babaquinha.

O anel vinha junto também. Sério.

Se não fosse a minha tara por concursos culturais, eu nem teria olhado, mas quis ver que tipo de poesia as pessoas estavam escrevendo pra ganhar o box. Foi decepcionante. Não entendo de poesia, não gosto de poesia, não compreendo quem gosta, mas tenho amigos etc e, toda vez que tento ler uma, eu durmo ou fico com a sensação de que faltam umas 200 palavras. Mesmo assim, eu reparei que, pelo menos as primeiras poesias postadas, eram muito ruins.

"Você é meu raio de sol"
"Rosas são vermelhas, violetas são azuis..."
"Meu coração por ti bate..."
"Você é meu anjo de luz, raio, estrela e luar"

Francamente. Se só UMA pessoa levaria o box, como a editora iria escolher se todos estavam seguindo o mesmo padrão? A mesma melosidade, versos até sem sentido e mais zZZzZZ. Foi aí que eu tive a CERTEZA de que poderia escrever algo melhor do que aquilo. Se eu iria ganhar era outra história, mas ainda assim meti a cara nas poesias, li sobre rimas ricas e raras, formatos e - tcharam - virei um poeta.

A parte mais incrível foi quando apaguei no ônibus vindo pra casa e  - pausa dramática - TIVE UM SONHO. No sonho, eu escrevia uma poesia sobre anjos e assinava como F.Harquimedes e GANHAVA a promoção. Foi aí que nasceu F.Harquimedes, o futuro maior poeta brasileiro. Você sabe o que significa esse nome? Pois eu também não. Quando descobrir, me conta. Já veio pronto no sonho, nem reclamei.

Dizem que o poeta é um fingidor (Li isso no meu processo de aprendizagem que durou 1h30), então eu simplesmente entrei no personagem e no dia dos namorados estava eu escrevendo a poesia abaixo:

“Faz-me acreditar que és um anjo
Seu sorriso num belo arranjo
Mesmo sem asas, apenas vontade
Um convite à calamidade.

O amor que me atrai e me repele
Há mesmo um lobo por baixo dessa pele
Sentimento de dúvida voraz
Mas, o mesmo que me afasta, me traz.

Fere-me com setas, envolve-me em asas
Inferno límpido, um céu em brasas
Lobo bom, anjo mau
Amor bandido, paixão visceral."

PAREM DE RIR.

Eu já estava com vergonha de ter parido isso em 2012, agora em 2017 eu não sei nem o que dizer. Mentira, sei, sim: É TÃO RUIM QUANTO TODAS AS OUTRAS, AGORA VEJO.

Mas, poxa, ninguém ganharia o concurso se continuassem no mesmo lenga lenga então eu tive F.Harquimedes teve a brilhante ideia de escrever esse poema sobre um amor estranho, complicado, que causa mal e bem, ainda dando um jeito de colocar anjos no meio.

Até que o resultado saiu.

DÁ PRA ACREDITAR QUE F.HARQUIMEDES REALMENTE É UM SUCESSO NO MUNDO DA POESIA??? EU VENCI.



E ainda teve esse bônus: "Entre todas as poesias enviadas, um sortudo destacou-se, enchendo de suspiros os corações da Equipe Comercial e de Marketing da Editora Novo Conceito".

BERRO.

Mas hilário foi esse comentário de alguém na página do resultado: "Nossa! Com certeza, lindo! Contou a história da série de forma que só quem já tivesse lido soubesse totalmente do significado!".

EU NÃO SEI DO QUE ESSA PESSOA ESTÁ FALANDO.

E essa é a história toda. Depois de ter ganhado o 5º Beijada por um anjo num sorteio (Duas vezes, diga-se de passagem) agora tenho que me virar com esse box e um anel de prata. Essa série quer MESMO ser lida por mim. Se fosse "Beijada pelo Demo", até rolaria uma curiosidade, mas amor meloso com anjo no meio...

Agora me digam se minha vida não daria uma série de TV de comédia?

***

O ANO É 2017. F. Harquimedes se tornou um perfil abandonado no Twitter e fez aparições no meu livro Não Somos Um. Eu paguei língua e por todos os meus pecados e não apenas li os CINCO volumes de Beijada Por Um Anjo como também ontem mesmo pedi o último livro no Skoob Plus e tô esperando chegar para fechar este ciclo. Vocês acreditam que eu gostei? Não é nenhuma obra de arte transformadora de vidas e poderia ter terminado com decência no livro 3, mas me rendeu bons momentos de entretenimento. Até recomendo pra colocar alguém que não tem o hábito de ler no caminho da leitura. Ainda tenho o anel de prata, por um acaso nunca usei e não faço ideia do que fazer com ele. Acho que em 2017 ninguém mais tem coragem de usar esse troço.