Já posso ter comentado casualmente que Survivor é o melhor reality show de todos os tempos, então é provável que vocês já saibam. Sempre que eu falo do jogo, alguém diz “Nossa, parece interessante, são quantas temporadas?”. Aí eu respondo e a pessoa nunca mais toca no assunto.

34 temporadas.

TRINTA E QUATRO.

De 15 episódios de 45 minutos cada uma, o que, fazendo a conta, dá um total de: muitas horas. Assusta, desanima e acaba que ninguém vê nada.

Daí, como embaixador autoproclamado de Survivor no Brasil, resolvi fazer um roteiro pouco pretensioso chamado de O MELHOR JEITO POSSÍVEL DE ASSISTIR SURVIVOR (by Felipe Fagundes). Eu mesmo comecei a assistir tudo errado, perdi vários plots históricos, perdi linhas de pensamento, peguei spoilers, mas finalmente entrei nos trilhos e encontrei a luz. Vamos ver se vocês encontram também.


Se você não faz ideia do que seja Survivor, já expliquei do que se trata aqui.

O lance é: POR ONDE COMEÇAR?

Acho que Survivor é o único contexto que a resposta pra essa pergunta não é “do começo”. Gente, não tem condições de você querer assistir TODAS as temporadas em ordem e ainda permanecer de pé. Com 34 temporadas, o jogo começou de um jeito, mas já foi muito refinado. Novas regras, novas reviravoltas, a edição foi ficando mais esperta… Então pode ser um balde de água fria assistir Borneo (temporada 1) com os participantes ainda muito ingênuos e a imagem toda borrada.



Acontece que, se você resolver assistir a temporada atual (Game Changers, S34), também não vai ser uma boa ideia, porque é uma temporada especial com ex-participantes, alguns que já até venceram o programa, muitos deles tem relacionamentos passados que influenciam no jogo. Vendo algumas das temporadas anteriores, você aproveita muito mais as temporada especiais, sem tomar spoilers. E há várias temporadas com retornantes. Tem gente jogando Survivor pela quarta vez!

Sendo assim, selecionei e ordenei o que considero as temporadas mais importantes e divertidas, que vão fazer valer o seu tempo e te dar conhecimento histórico para as temporadas futuras e principais referências entre os fãs.

O ROTEIRO

S33 – Millennials Vs Gen X
S28 – Cagayan
S07 – Pearl Islands
S15 – China
S16 – Fans Vs Favorites
S19 - Samoa
S20 – Heroes Vs Villains
S25 – Phillipinnes
S30 – Worlds Apart
S31 – Second Chances
S32 – Kaoh Rong
S34 – Game Changers

(As temporadas em negrito são as que possuem retornantes)

Claro, esse é um grupo muito reduzido de temporadas, mas, na minha opinião, é o suficiente para ficar por dentro dos principais momentos clássicos, conseguir acompanhar as melhores temporadas segundo os fãs (S16 e S20) e ser feliz assistindo junto com todo mundo.

***

S33 – Millennials Vs Gen X: Temporada muito recente e, gente, o nível de jogo é muito alto. Teve ídolo de imunidade, eliminação nas pedras, personagens carismáticos… O primeiro episódio eu achei meio qualquer coisa, mas depois rendeu DEMAIS. Certeza que muita gente dessa temporada vai voltar no futuro (dois já voltaram na temporada seguinte). Millennials são as pessoas de 20 e poucos anos, Gen X é a geração anterior, com a galera de 30+. Um embate de gerações.

S28 – Cagayan: Tem a minha premiere favorita de todos os tempos e eu nunca vou superar as risadas que eu dei. São 3 tribos dessa vez, Brawn (Músculos) Vs Brain (Cérebro) Vs Beauty (Beleza), que agregam pessoas cujas carreiras profissionais encaixam em um desses rótulos. Depois a gente descobre que tudo se mistura e rótulos não querem dizer nada. Essa temporada nos deu personagens icônicos e uma meia dúzia de retornantes.

S07 – Pearl Islands: A gente pode estranhar um pouco, porque, né, SÉTIMA temporada, lá atrás. Mas é uma temporada clássica necessária e rende demais. Tem todo um contexto de pirata que é legal de ver. 2 participantes dessa temporada se tornaram MUITO populares, já voltaram trocentas vezes.

"EU POSSO FALAR ALTO TAMBÉM"

S15 – China: Um momento clássico na história de Survivor, muitos participantes populares. E PROVAS NA LAMA.

"Eu não gosto das pessoas mais do que não gosto do Todd e da Amanda, e acho que eles confundem isso com amizade"



S16 – Fans Vs Favorites: Colocaram pessoas viciadas no jogo para jogar contra ex-participantes populares, o resultado foi maravilhoso. Você vai ficar meio perdido vendo ex-participantes que você não conhece, mas dá para seguir de boas. É nessa temporada que surge a INCRÍVEL Brigada das Viúvas Negras, que é a melhor aliança que esse jogo já viu. Também tem a jogada mais burra de todos os tempos e 483749743 momentos que são lembrados até hoje.

S19 - Samoa: Eu mesmo não vi (ainda), mas vocês darão gostosas risadas quando assistirem a S20 logo após essa. Acho importante que vocês conheçam Russel RANÇO Hantz.

S20 - Heroes Vs Villains: Survivor tem mesmo toda uma história, parece ficção, e com 19 temporadas eles já tinham vários participantes para separar entre heróis e vilões. TEMPORADA ICÔNICA. Nem sei o que dizer, apenas sentir. Melhor reunion de todas.

S25 – Phillipinnes: Conheçam o dragão brasileiro Abi-Maria Gomes.




S30 – Worlds Apart: 3 tribos, Blue Collor (pessoas que colocam a mão na massa) Vs White Collor (gente que manda) Vs No Collor (galera good vibes que cria o próprio caminho). Muita gente volta dessa temporada também.

S31 – Second Chances: Todos os participantes estão jogando pela segunda vez (óbvio), e meio que estão de volta para reescrever a história deles. Gente que perdeu o jogo no passado por causa de 1 decisão mal tomada ou um golpe de azar ou, enfim, circunstâncias adversas. Dá um dó danado ver alguns serem eliminados sem ter alcançado uma redenção, mas teve gente que FLORESCEU.


S32 – Kaoh Rong: Segunda edição do Brawn Vs Brain Vs Beauty, achei maior sucesso.

S34 – Game Changers: Temporada atual com ex-participantes que movimentaram o jogo de alguma forma nas temporadas passadas. Alguns vencedores, uns finalistas, tem tudo para ser sucesso (tem sido, até agora).

***

UFA! Estou há um tempão querendo escrever esse post, agora ele está aí para a posteridade. Se você também é fã de Survivor, me diz aí se acha que ficou faltando alguma temporada importante ou sabe de uma ordem melhor. Há umas temporadas bem ruins, principalmente entre as antigas. Alguns participantes excelentes estão nelas, mas aí vai de cada um assistir só por causa de um ou outro fulano.

Espero que esse guia sirva! E ASSISTE LOGO PRA GENTE COMENTAR. Você encontra torrents para quase todas as temporadas aqui.

VEM, GENTE!

Obrigado.