Primeiramente, minha mãe não é burra. Segundamente, eu amo a trajetória dela na educação. Ela fez a 4ª série umas 3 vezes porque a escola perto da casa dela só ia mesmo até a 4ª série. Só as crianças que tinham bicicleta e podiam ir pra longe passavam de ano. REFLITAM. Tem uma cena que minha mãe conta rindo, mas eu acho tristíssima, que é ela criança correndo atrás das bicicletas dos amigos indo pra escola, toda bestinha. Depois ela cansava, eles iam embora e ela ficava sozinha. Daí fazia a 4ª série de novo. Mas ela depois de um tempo superou isso e fez até a 8ª. Teve que parar porque tinha que trabalhar e, depois, sustentar filhos ao mesmo. Ela acabou largando os estudos por anos, até que minha irmã mais velha começou a cagar para o Ensino Médio, só tirava nota baixa etc e minha mãe decidiu ajudar a filha da melhor maneira: VOLTANDO A ESTUDAR COM ELA Hahahah Aí, gente, minha mãe voltou para o Ensino Médio, terminou junto com a minha irmã, fez um curso técnico na Cruz Vermelha e hoje tá aí se dando melhor que a maioria dos jovens da nossa geração.

Ou seja, minha mãe é maravilhosa, não há discussão sobre isso, é uma verdade universal.

Mas que ela me fez rir muito chegando no whatsapp, isso ela fez. Eu já contei tudo no Twitter, mas quis deixar os momentos registrados em algo menos efêmero.

A minha mãe foi super rápida em dominar a coisa quase toda, sendo que nunca mexeu num computador. Digitando certinho, usando os emojis, fez até áudio (coisa que eu mesmo nunca fiz, nem sei fazer, nem quero saber).

Ter minha mãe no whatsapp é legal porque a gente pode ser fascinante juntos.



E ela cobra que eu a ame de uma forma decente.



Além de cometer uns erros hilários.

(era internado, que é menos pior)

E mandar mensagens enigmáticas quando briga com o corretor.

(assaltada no BRT)

Os emojis combinam.



***

Mas nada supera o dia em que uma colega de trabalho dela ligou pelo whatsapp pra pedir pra minha mãe trocar um fim de semana com ela, coisa que minha mãe não queria fazer, mas disse que ia pensar. Assim que a mulher desligou, minha mãe virou pra mim e "MAS A FULANA É MUITO ESPERTA. ACHA QUE EU SOU BESTA? A LINDONA FAZ ISSO SEMPRE! SÓ EU QUE LEVO FUMO NESSES FINS DE SEMANA, NÃO VOU TROCAR MESMO".

Gente, PRA QUÊ.

Chega um áudio da mulher dizendo que "Olha... Eu ouvi tudo... Não sei se você estava falando com o Felipe [socorro], mas ouvi você me chamando de besta. Foi bem desagradável". Porque, isso mesmo, MINHA MÃE NÃO TINHA ENCERRADO A LIGAÇÃO HAHAHAHAHAH Gente, minha cara NO CHÃO. Até hoje minha família se reúne em volta de uma fogueira para ouvir esse áudio e dar gostosas risadas (mentira, mas a gente deveria, pois é muito digno). Virou meme lá em casa. A gente diz que "foi bem desagradável" pra qualquer coisa ruim que acontece.

***

Eu temi um pouco por causa do que o senso comum tem a dizer sobre mães na internet no dia que a minha disse que queria usar o whatsapp, mas foi bobagem minha. A gente aqui costuma ser tudo ponto fora da curva. Que bom.