Gente, acredita que ainda não consegui desapegar da discussão sobre beleza? Eu tinha chegado à conclusão de que beleza é um conceito altamente subjetivo e que algumas pessoas possuem mais potencial para serem consideradas bonitas do que outras. Também estava acreditando que, quando alguém emite uma opinião sobre a sua aparência, negativa ou positiva, ela não quer dizer muita coisa. "Você é muito bonito" quer dizer "Eu te acho bonito", e por que a gente agradece isso? Quer dizer, não é como se a pessoa estivesse fazendo algo pela gente. É só uma opinião.

Depois de ter publicado o texto, eu fiquei pensando: Mas 90% dos elogios não são assim também? Dizer que uma pessoa é inteligente, engraçada, legal ou divertida cai na mesma categoria da beleza. É um monte de opinião própria que a gente emite sobre uma pessoa e que pode ser falsa para muitas outras pessoas. O mesmo vale para críticas.

ENTÃO POR QUE A GENTE VIVE AGRADECENDO? Não tem lógica.

Mas daí eu acho que tive uma >>>EPIFANIA<<< e percebi que elogios não são apenas opinião. Quer dizer, até são, mas as pessoas fazem elogios por algum motivo. E esse motivo é: te fazer bem.

Fonte (que site legal pra cafonices <3)

Quando a gente sente que o elogio é sincero, a gente tende a acreditar nele. Faz bem. Deixa a gente meio besta, meio sem graça, às vezes vale o dia. É só a opinião da pessoa, verdade, mas é algo que ela usa para nos agradar.

Então acho que o "Obrigado" que a gente responde aos elogios é isso. Não é "Obrigado por me achar bonito/inteligente/legal/etc". É "Obrigado por ter me dito isso". Penso que todo elogio sem segundas intenções vale o agradecimento. Chegam a ser raras as vezes em que a gente diz algo de bom gratuitamente sobre uma pessoa, seja por vergonha, seja por achar que a pessoa já sabe, seja por esquecer ou não ter mesmo esse costume... Daí, quando uma pessoa consegue ultrapassar essas barreiras todas e dizer que você está bonito, eu acho que cabe uma gratidão.

Bom, agora eu enxergo assim. "Obrigado por ter me dito isso", vou dizer sempre.