Estava eu discutindo num post passado sobre a questão dos Invisíveis na Índia (Eu amo que meu blog permite que eu comece os posts desse jeito aleatório assim Hahahah).

Acho que a Índia tem a cultura mais bonita, fascinante, estranha 
e desgraçadora de cabeça da face da Terra

Vocês lembram? Os Invisíveis são uma espécie de casta considerada muito inferior pela sociedade indiana, formada por pessoas que não tem o direito nem de serem VISTAS pelos demais. Eles passam a maior parte do tempo escondidos dentro de casa e o trabalho principal dele sé limpar a latrina dos Intocáveis, que é outra casta que, até onde eu sabia*, era a casta mais inferior. Mas parece que eu estava enganado, não é mesmo?

(* Só pra deixar claro, eu sei praticamente nada sobre a Índia e o sistema de castas. Meu conhecimento se resume a Caminho das Índias e curiosidades aleatórias que eu descubro em livros e na internet. Sendo assim, sintam-se à vontade para me corrigir, só estou comentando o que li e alguns achismos)

A Pathy comentou, "é difícil pra mim não pensar 'mas que maldade com essas pessoas que tem de ficar enfurnadas em casa'. Eu sei que faz parte de uma cultura de séculos e séculos, que preciso respeitar a cultura alheia, mas ainda estou meio no 'não, gente, pára com isso'"

E lógico que eu sinto a mesma coisa, porque, gente, é agoniante. Fico me perguntando se existe alguém entre eles que NUNCA viu a luz do sol, por exemplo. Eu já acho um choque gente aqui no Brasil que diz nunca ter visto o mar. Mas respondi com o X da questão, "O nosso impulso inicial é mesmo querer SALVAR essas pessoas, mas, na grande parte das vezes, elas não querem ser salvas ou não acham que precisam ser".

Daí a Mariana veio e mostrou o verdadeiro X da questão, "Mas mesmo que elas não achem que precisam ser salvas, elas não devem ser salvas?". Você pode ir lá no post ler os comentários completos, mas fica aí o mistério da resposta dessa pergunta.

***

Eu acho muito complicado e não sei enxergar os limites claramente. Acho que é mais fácil quando a gente enxerga uma pessoa que quer fugir da situação degradante, mas é bem desgraçador de mente quando a pessoa aceita e concorda com o horror.

No caso dos Invisíveis, é cultura, é religião. Eles REALMENTE acreditam que merecem aquilo e sabe-se lá o que pensam que vai acontecer com quem descumpre as regras. Imagina o que acontece quando você vai salvar uma dessas pessoas.

Lembro de ter visto uma vez umas tirinhas feitas por uma mulher muçulmana e, em algumas delas, ela criticava feministas que iam até o país dela "salvá-la" da burca. A crítica é que elas nem perguntavam se a mulher QUERIA deixar de usar a burca. Falavam com condescendência, como se fossem seres superiores, iluminados pela razão. Fico pensando se tudo na vida não é o mesmo caso.

(A Qahera é uma super heroína muçulmana. Achei bem interessante)

Tem aqueles casos de mulher em relacionamento abusivo, sofrendo violência e tal. Se a mulher pede ajuda em segredo, você pode ajudar em alguma coisa. Mas, se você vai meter o bedelho sem ser chamado, é capaz da mulher brigar COM VOCÊ.

Católicos, cristãos em geral e um bando de gente que nem segue religião nenhuma não come carne na Sexta-Feira Santa por motivos de... não sei bem. Será que temos que salvar essas pessoas também? Testemunhas de Jeová não fazem transfusões de sangue. Podemos forçá-los, já que é literalmente uma questão de vida ou morte? Como cristão, até eu tenho alguns ~valores~ que a sociedade não compartilha e me sinto realmente mal se transgredi-los. Mesmo quando é bobagem para o resto do mundo. É ok aparecer gente aqui na minha porta e dar vários tapas na minha cara pra ver se eu acordo pra vida? E eu também posso atazanar vocês?

Mas aí também não sei se devemos fechar os olhos e deixar pra lá. Tem cada coisa que adulto se sujeita, gente. Se vocês derem uma pesquisada despretensiosa, vão ver costumes HORROROSOS envolvendo crianças, adolescentes, mulheres e homens. Dá vontade mesmo de chegar lá e PAROU TUDO, VOCÊS SÃO MALUCOS? Mas faz como? :-/

Quem decide o que é aceitável e o que não é se todo mundo é criado de um jeito e possui valores diferentes?

***

Esse texto é só isso mesmo, um monte de pergunta. Agradeço todos os pitacos possíveis.