Tudo que vou falar aqui agora já foi dito em alguma das 2736478 conversas que tive sobre fazer uma lista de experiências para viver. Algumas pessoas me mandaram e-mail (Vocês <3), eu já apreciei listas alheias, trocamos figurinhas e peguei recomendações. Daí resolvi postar tudo num lugar só para quem tem vergonha de me mandar e-mail ou tem dúvidas ou, sei lá, vai que me atrai coisas boas. Estou sempre querendo um item novo para adicionar na minha Lista. Se você duvida que a Lista é uma coisa realmente legal, já foi empiricamente comprovado aqui

Se você gostou, quer começar uma Lista e não sabe como, é aqui mesmo que você vai aprender.

PRA QUÊ SERVE? Assim, o meu propósito principal não é FAZER COISAS RICAS. A Lista me serve muito mais para me tirar da rotina, para me dar assunto com as pessoas, para me deixar mais em contato com os amigos e poder passar tempo com eles, além de todo o entretenimento de pesquisar novas experiências e fazer planos. A Lista é muito mais dar um empurrãozinho na vida do que riscar itens compulsivamente.

 Pare de sonhar! Comece a fazer!

COMECE. Quando as pessoas falam comigo "Nossa, Felipe, muito legal! Queria tanto ter uma também!", eu fico todo "Gente............ Qual é a dificuldade?". Porque realmente não existe. Você quer ter uma Lista? Basta começar uma agora mesmo. Pegue uma folha de caderno, crie uma nota no celular (recomendo), salve nos rascunhos do Gmail (meu jeitinho)... Tanto faz. A Lista não precisa ser grande. Com cinco itens, você já se diverte pra caramba. De cara, sem pesquisar nada, você já consegue pelo menos 10 itens. Nós temos vários sonhos e vontades dentro da gente. Uma janela de tempo que você abre para pensar neles, já é o suficiente Não pedirei perdão pela cafonice.

E DEPOIS? Bom, depois você só precisa mirar em um item e rebolar para cumpri-lo. Escolher um item é uma das partes que mais gosto e é fundamental que você de fato escolha um ao invés de ficar esperando que ele aconteça sozinho. Alguns itens realmente vão simplesmente acontecer quando você menos espera, mas aí é bônus. Você pode decidir da forma que quiser. Pode escolher o que estiver mais dentro do seu orçamento do mês ou o que você tiver mais vontade de fazer naquele momento. O lance é escolher um. Eu gosto de sortear no Random.org. E rola todo um frio na barriga porque coloquei alguns ~desafios~ na minha Lista que ainda não sei se consigo encarar. Mas, se caírem, eu encaro. "Gravar 1 vídeo" e "Paintball", por exemplo, morro de medo de ambos.


Eu vou ficar todo
COMO EU POSSO ATIRAR EM VOCÊ???
NÓS SOMOS AMIGOS!!!
OMG, VOCÊ ATIROU EM MIM!!!
POR QUE VOCÊ NÃO ME AMA MAIS???

O QUE VAI NA LISTA? Pode ir qualquer coisa que você sempre quis fazer, mas nunca tirou um tempo para realmente fazer. Pode ser visitar lugares, pode ser algo que custe dinheiro, algo gratuito, uma coisa que dure dias e muitas sessões de planejamento, pode ser algo que você simplesmente faz em cinco minutos. Na minha Lista, vão coisas para se fazer sozinho e em grupo. Coisas que você compra, vive ou ambos. Mostro minha lista num post futuro, se vocês quiserem ver. Tem uns itens meio malucos que eu gostaria de explicar melhor etc.

ONDE ARRUMO MAIS ITENS? Como eu disse, com cinco itens você já vive horrores, mas é mesmo legal ter uma lista bem cheia de possibilidades. Neste momento, a minha conta com 32 itens, mas vive mudando de tamanho. Bom, encontrar novos itens é um exercício delicioso de PRESTAR ATENÇÃO NO SEU MUNDO. Pessoas vivem experiência em todo lugar. Ontem mesmo eu estava vendo um programa de TV que mostrou um "simulador de paraquedas indoor" que tem em São Paulo. Gente, eu nem sabia que isso existia! Achei bem legal. Pensando se ponho na lista ou não. Mas seria legal reunir uma galera, ir pra SP, conhecer o pessoal de lá e voar um pouco nesse simulador. Também terminei de ler um livro sobre uma menina que se inscreve num programa de troca de cartas com detentos. O livro nem foi tão legal assim, mas achei a ideia do programa bem interessante, ainda mais para quem gosta de escrever cartas e tal. Para quem não quer entrar em contato com detentos, poderia pesquisar programas similares. Aposto que existem coisas parecidas para hospitais, asilos, pessoas de outros países e tal. Enfim. A ideia é abrir a mente.

 Pode.

MAS SÓ? Claro que eu não fui a primeira pessoa a ter a ideia de criar uma lista de experiências, né? Existe um MONTE de gente pelo mundo na brincadeira também. Eu não lembro como comecei, mas depois descobri algumas iniciativas que podem te ajudar.

O Day Zero Project é um site (em inglês) feito justamente para você criar sua lista de experiências e interagir com outras pessoas. Ele tem, tipo, MUITAS ideias mesmo. Uma coisa que acho bem legal é a Idea Battle, em que ele emparelha duas experiências e você tem que escolher uma delas. Agora mesmo eu usei e veio "Subir numa árvore e tirar uma foto da vista lá de cima" versus "Levantar fundos para uma instituição de caridade". Você já tinha pensado em fazer alguma dessas coisas? Eu ainda não cheguei a me cadastrar nele, porque minha Lista já me satisfaz, então não sei mais o quê ele oferece. Vale a pena explorar. Mesmo para quem não é cadastrado, ele mostra um ranking com as 101 experiências mais populares entre os usuários. Tem coisas ótimas. "Doar sangue", "Escrever uma carta para ser lida daqui a dez anos", "Assistir o nascer do sol e o pôr-do-sol no mesmo dia", "Identificar 100 coisas que me fazem feliz" (que fofa essa). Você podem ver que nem tudo da Lista precisa de dinheiro para ser feito.

A Fran me recomendou um projeto que já até terminou, mas o site está aí para qualquer um poder consultar as ideias. O 365 Nuncas lista várias experiências, umas que eu acho bem cômicas como "Escrever procura-se atrás de fotos 3x4 e perdê-las por aí" e "Ensinar um adulto a andar de bicicleta". Vale a pena dar uma olhada também. Se vocês conhecem outros sites e projetos parecidos sem ser aquele 101 coisas em 1001 dias que ninguém nunca completa, podem me dar um alô também.

MAS AS PESSOAS ACEITAM OS CONVITES, FELIPE? Já comentei o que descobri com a minha Lista: Todo mundo, lá no fundo, quer viver coisas diferentes, mas não sabe como começar. Ter uma Lista já te transforma no Agente de Quebra de Rotina Oficial do grupo. Se você convida seus amigos, conhecidos, colegas de trabalho e família para coisas como andar de Kart, acampar, encontrar uma frase motivacional e criar uma peça de decoração com ela (isso veio do Day Zero Project, risos), mas NINGUÉM aceita... Olha, ou você é muito chato e ninguém te aguenta ou tem algum problema com essas pessoas e você deveria conhecer pessoas novas. Sempre tem um maluco para topar tudo.

***

Bom, é isso. Se você ficou animado, faça sua lista! Troque figurinhas comigo! Me conte o resultado! Estamos aqui é para viver mesmo. Boa sorte :)

Ah, se você gostou desse texto e quer realmente me ajudar de alguma forma, eu ficarei muito feliz se você compartilhá-lo nas suas redes sociais. Obrigadão!