Vocês lembram quando eu dei uma de maluco e fui pra Campinas sozinho? E de como eu voltei bestinha e feliz de lá? Então, não foi à toa. Ok, a experiência de pegar um carro com pessoas desconhecidas, sair do estado e participar da gravação de um DVD de uma artista da qual você gosta muito já justificava a aventura toda para a maioria das pessoas, MAS, gente, há poucos artistas que me fazem sair de casa, sinceramente. Nívea Soares talvez seja a única.



Eu conheci a Nívea de uma forma que acho meio cômica. Se você não tem contato com a cultura crente, eu preciso te informar que ainda hoje existe um grupo musical chamado Diante do Trono, que já fez muito sucesso e continua sendo uma das maiores referências da música cristã aqui no Brasil. Um amigo meu tinha me recomendado uns cds do DT e eu lá ouvindo, achei bem ok. Tinha umas músicas legais e tal. 90% delas eram cantadas pela Ana Paula Valadão, que é a principal vocalista do grupo. De vez em quando, surgia um homem cantando também, mas era raro. No dia seguinte, meu amigo quis saber:

- E aí, Felipe, gostou?
- Até gostei de algumas, mas não muito :-/
- De qual você gostou?
- Olha, a Ana Paula canta pra caramba, mas, em Tu és a Minha Coroa e De todo coração, ela está ÓTIMA.
- Felipe.......................
- Quê?
- Não é a Ana Paula.
- Oi?
- Não é a Ana Paula quem faz o solo dessas músicas. É a Nívea.
- Que Nívea, gente?
- Nívea Soares. Outra vocalista.

Gente Hahahahah A primeira vez que ouvi Nívea foi achando que ela era outra pessoa. Risos. Mas vocês percebam que foi um amor muito poderoso que, no meio de uma dezena de músicas, eu encontrei a Nívea sem saber.

Mas, Felipe, por que você gosta tanto?

A Nívea tem uma originalidade que eu acho rara. Está na voz dela, no jeito de cantar, ela parece ter influências musicais diferentes das outras pessoas. Os ritmos que ela escolhe, o fato de ser contralto e cantar grave num mundo em que a maioria grita, a técnica vocal dela que intercala uns falsetes lindos nas estrofes....

Isso foi eu descobrindo a cantora Nívea. Mas foi olhando mais de perto, no programa Lugar Secreto, que eu enxerguei mais da pessoa da Nívea.

***

Para quem estava querendo dicas de canais cristãos no Youtube, eu recomendo demais. O Lugar Secreto é um programa apresentado pela Nívea. Acredito que passa na Rede Super, mas eu assisto mesmo é pelo Youtube (canal da Nívea). É um programa bem simples, gravado num estúdio simpático. Tem a Nívea, um banquinho, um microfone, instrumentos musicais e algumas poucas pessoas fazendo uma figuração básica. Nele, a Nívea canta versões acústicas das suas músicas e, no final, traz uma mensagem bíblica.

Tem Nívea, tem microfone

Tem músicos, tem banquinho

Tem essa moça hipster sempre tendo >>>MOMENTOS<<< com Deus

Sério, tem muita gente hipster

E tem o cabelo do Breno Tonon 
que a gente nunca sabe como vai estar
E sempre nos surpreende

Eu gosto muito das músicas, principalmente dessas novas versões, mas, né, eu fui primeiro fisgado pela música e ninguém é obrigado a gostar. Pode pular se quiser. Mas, gente, AS MENSAGENS BÍBLICAS!!! Cada episódio que eu assisto é um tesouro que carrego comigo. Você aí, já cansado de igreja e tal, talvez pense Aff, pregação e, bom, realmente são pregações, não vou mentir. Mas os assuntos que a Nívea escolhe e a forma que ela os apresenta são tão bons. A gente ouve muito falar de coisas EM VOLTA de Jesus o tempo todo na igreja, mas da pessoa dele mesmo, que é o que importa, a gente geralmente não ouve. É raro. A Nívea fala quase que exclusivamente disso, tanto nas músicas que ela mesma compõe quanto no Lugar Secreto. Precisamos falar sobre certa pessoa, e a Nívea está sempre falando.



Às vezes, no meio das canções, a Nívea se empolga, faz espontâneos, dança, chora, e eu acho a coisa mais linda. A gente vê que tem um coração ali apaixonado e marcado por Jesus, o coração de alguém que ama Jesus desesperadamente e que acredita numa igreja que está de pé. Eu me identifiquei logo de cara com o ambiente do programa.

O Lugar Secreto está em sua 3º temporada e já deve ter mais de trinta episódios no Youtube. Eu indico todos, mas principalmente o primeiro, em que ela já começa falando sobre Jesus, o quarto, em que ela fala sobre a Graça (<3) e o significado real da vida eterna (coisa que faria MUITA DIFERENÇA se a igreja entendesse), e o sexto, em que ela faz um apelo pra igreja, chora e eu choro junto.

Estou assistindo desde o começo e ficando cada vez mais maravilhado. Faz tanta diferença recebermos mensagens verdadeiras a respeito de Jesus, do amor e do poder dele. Num sistema em que muito é pregado sobre dinheiro, vingança e exaltação, ouvir sobre a pessoa linda que é Jesus deixa nosso coração mais quente, mais vivo, com um desejo ardente de honrar esse homem, porque ele merece pra caramba.

***

Enfim, recomendo demais. Se você está interessado em saber mais sobre Jesus, em aprender mais dele, e, além da Bíblia, não sabe muito bem onde procurar, está aí uma dica que pode te servir. Só vejo coisas boas acontecendo a partir deste programa.