Lembram daquele meu post onde eu dizia que amo/sou crente e que a coisa toda tem um lado fascinante que poucos conhecem? Pois bem, estou aqui para mostrar mais um pouco desse lado, motivado por um comentário do João num dos posts do blog. "Como eu não convivo com igrejas, é difícil ter noção de como pode ter uma cultura totalmente particular ali dentro". Amigo, é difícil mesmo. Tem dias que eu fico QUAL É O NOSSO PROBLEMA? porque os momentos fogem muito da realidade plausível.

Por exemplo, eu meio que me inscrevi num RETIRO CRENTE DE SOBREVIVÊNCIA NA SELVA!

Oi???

Ou quase isso.

Vocês já ouviram falar da Igreja Perseguida? Não? Imaginei. Viu? É disso que eu estou falando. Se eu quero comentar uma coisinha do mundo crente, eu preciso explanar todo o contexto pra vocês não ficarem boiando. Existem alguns países onde é proibido pregar o evangelho. Há tribos pelo mundo, por exemplo, que nunca ouviram falar no nome de Jesus. Daí existem pessoas, que juntas formam a Igreja Perseguida, que se voluntariam, que entregam sua vida para fazer esse trabalho e tentar levar a mensagem de Cristo a todas as pessoas. Eles são, claro, perseguidos, aprisionados, espancados e, até outro dia desses, estavam sendo crucificados. Ou seja, não é brincadeira. São pessoas que levam o evangelho muito a sério, que vivem e morrem por ele. Um pouco diferente da Igreja que a gente conhece e vê aí envolvida em escândalos de corrupção e barraqueando no Facebook.

Pois bem, daí que, não me lembro como, eu cheguei no site desse Projeto Trilha Radical. Eles organizam uma espécie de retiro para cristãos que querem sair da comodidade convidativa de suas igrejas para acordar pra vida de um evangelho mais radical. Daí que rola uma simulação de como vive a Igreja Perseguida e eu não sei exatamente o que isso significa. 

Percebam que sou desses que entram nas coisas sem saber do que se trata. VÃO PERSEGUIR A GENTE? JOGAR NA FLORESTA? EU NÃO SEI. No site, só tem foto de gente andando, chorando e fazendo aquilo que crentes mais fazem em fotos, que é terem >>>MOMENTOS<<< com Deus. Não tem ninguém apanhando ou morrendo (amém). Depois de ter me inscrito, recebi um e-mail com instruções. Juro que veio escrito exatamente assim.

"LEVE COM VOCÊ: Biscoitos, balas,Bíblia, roupa de cama, colchonete, travesseiro, cobertor, toalha de banho, material de higiene pessoal, chinelo, remédio de uso diário, repelente, tênis velho, blusa de manga comprida velha, calça comprida velha, muita disposição e coragem. Muito Importante! Você não esta indo para um piquenique, nem para um colonia de férias, SE VOCÊ NÃO ESTA DISPOSTO A SER CONFRONTADO POR DEUS E TER A SUA VIDA CRISTÃ COLOCADA A PROVA"

OLHA ESSE CAPS LOCK TACANDO MEDO NA GENTE. Então eu estou imaginando que é tipo uns tapas na cara da nossa fé cristã mais uns momentos de tensão rolando na lama, que é pra praticar mesmo um desapego com as roupas do corpo. É tipo "Vá vestido com roupas que você não espera ver mais". Como as brusinha que levam pro Esquadrão da Moda.

 Gente andando


 Gente chorando

Gente tendo >>>momentos<<<

Eu, honestamente, não sou muito de ter >>>MOMENTOS<<< com Deus, mas adoro uma aventura e um bom confronto, desses que fazem a gente rever nossos conceitos e adquirir um novo olhar sobre o mundo. Tô aqui fazendo piada de tudo como sempre, mas estou ansioso, curioso e torcendo muito para alguma coisa muito boa sair dessa loucura toda.

Adoro quando crente inventa. VAMOS ACOMPANHAR.

UPDATE: Já fui e voltei! Confira aqui.