"Fascinante: adj. Encantador; que é capaz de fascinar, de causar fascínio; que é cativante."
 
Ou seja, fascinante é uma característica bastante subjetiva, de modo que eu compreendo que me interpretem mal quando uso a palavra. É frequente eu chamar algo de fascinante, e as pessoas acharem que estou sendo irônico, mas é justamente o contrário. Pera, eu acabei de definir ironia. É o contrário do que vocês pensam que é. É uma ironia irônica. Isso está ficando difícil.

VAMOS APRENDER COM EXEMPLOS.


Gente, uma vagina e um pênis cantores. Infantis! Reparem que é uma ideia que tinha tudo para dar errado, mas, de alguma forma muito mágica, foi parar na TV sueca. Sentiram a magia? Vocês conseguem imaginar o brainstorming para a produção do piloto e aprovação da série?

- A pepeca precisa de mais vivacidade. Acho que vamos ter que trocar por uma soprano, a pepeca contralto não está rendendo.
- O pênis dança bem, mas parece desafinar no refrão. Esse tipo de coisa dá para consertar.

E FOI PRA TV!

Cinquenta Tons de Cinza fez sucesso? Fascinante! Uma fanfic, pessoal, UMA FANFIC. O texto é ruim? Pode ser. A trama é absurda, chegando a ser tosca? PODE SER. Mas foi fenômeno! Bestseller! Virou filme! Muitos dinheiros!

Kim Kardashian tá aí quebrando a internet todo dia e dominando o mundo, e qual é o grande talento dessa mulher? NÃO SEI. Mas vocês concordam que para terminar com um império, tendo começado com uma sex tape, alguma coisa muito incrível tem que ter acontecido no meio? É fascinante!



Como se olha para Kim Kardashian e enxerga uma mulher inútil? Como podemos chamar uma franquia milionária de lixo completo? Como órgãos genitais QUE CANTAM na TV são uma ideia péssima?

Notem que o meu fascínio está todo na mágica que transforma um cenário não muito promissor em algo funcional. EXISTE ALGUMA COISA INCRÍVEL ALI NO MEIO. Entendem? Quando penso que "ISSO NÃO FAZ O MENOR SENTIDO E... Pera, mas está ali", fico maravilhado. É inevitável. Pode desafiar a lógica, intrigar nossos valores e dar um nó em nossos cérebros, mas, gente, existe. Está acontecendo. Atraindo pessoas. Eu curto a humanidade assim, apreciando ideias malucas e dando oportunidade para qualquer um.

"Fascinante: adj. Estas coisas malucas e maravilhosas da vida." 

***

Se você curte notícias fascinantes, eu ando compartilhando algumas na página do blog no Facebook. Textos menores que não aparecem por aqui também! A gente ri um bocado.

(Você também pode seguir o blog pelo GFC clicando na caixinha dos seguidores ali do lado - confesso que é mais pelo apoio moral mesmo -, ou receber os posts na sua caixa de entrada, deixando seu e-mail também ali na barra ao lado)