A propaganda já está quase velha, mas só fui prestar atenção há uns dias atrás:



Reparou? Achou estranho? Ficou um pouco indignado?

Não???

Pois é.

A teoria do EFMN (Esquema Falta Mulher Negra) veio de Tão Ontem, livro que já indiquei mil vezes no Fechei. É bem básica. É só reparar, principalmente em comerciais e nessas fotos de banco de imagens, em como a mulher negra é pouco representada. Está lá o homem branco, sempre presente. A mulher branca também. E aí, claro, precisando preencher a cota para negros, escalam o homem negro. Na maioria das vezes, quando há apenas 3 pessoas, essa é a formação. A mulher negra sempre falta. Quando são só dois papéis então, a mulher negra nem deve ser cogitada.



Foi viciante depois que comecei a testar o EFMN em toda propaganda e, meu deus, ele é verdade. O livro é de 2004, mas ainda é verdade. A gente é tão cego com essa, humn, maioria branca que nem repara nesse tipo de coisa. Daí que fui rodar o EFMN nesse comercial da Volkswagen e: A mulher negra não está, apesar de ter uma meia dúzia de mulheres no vídeo. Ok, já estou acostumado com isso, beleza. Só que...

SÓ TEM GENTE BRANCA NESSA PROPAGANDA.

Cara, tem vários homens, várias mulheres, várias oportunidades! Até um RUIVO (2% da população mundial) arrumaram para o comercial, mas um negro... Só se for o cara invisível ou a galera de capacete.

Veja bem, não acho que os criadores se reuniram em seu covil e: "Vamos criar um comercial só com gente branca MUAHAHAHAHAH". Espero que não, quer dizer. Mas o perigo é justamente esse. É um racismo que a gente não percebe. Eu procurei no Google pra ver se já havia uma discussão sobre isso e não achei nada. Se o comercial fosse composto apenas por negros, certamente uma quantidade maior de pessoas notaria esse fato, entende? De alguma forma bizarra, essa coisa da maioria branca está muito intrincada na sociedade. Muita gente nem liga, mas não é estranho? Eu acredito que negros sejam a maioria (No Brasil, pelo menos), mas, ainda assim, são os menos representados. Vide os personagens da Disney. Vide os atores dos comerciais de cerveja. Vide os protagonistas de Malhação. Quando aparece, o negro sempre é a exceção.

E, cara, que esquema é esse? Falta a mulher negra, falta o homem negro, a criança negra, falta todo mundo, só tem gente branca. Jogue "pessoas" no Google Imagens que você vê que é bastante proporcional (Dá pra contar no dedo as mulheres negras)

Se você é negro, claro que você já reparou. Não precisou de um texto num blog e nem de um livro YA pra descobrir isso. Mas eu, que não sou excluído do Esquema STGB, passo batido, porque não me afeta, não me diz nada. É quase certo afirmar que os produtores desse comercial são todos brancos.

Agora, pare, repare, pense. O Esquema STGB ainda acontece pra caramba. O racismo ainda existe, ok? Você pode até não ver gente chamando qualquer um de macaco, mas isso é porque o racismo está por dentro das nossas cabeças.

Li uma frase em algum lugar da internet, nem faço ideia da autoria (Não encontrei), mas diz algo como: "A mulher negra olha no espelho e vê uma mulher negra. A mulher branca olha no espelho e vê uma mulher. O homem branco olha no espelho e vê um ser humano". Acho que esse é o motor do Esquema Só Tem Gente Branca.